Governo Provincial da Lunda-Norte
Política

Governador da região de Kassai Ocidental (RDC) augura cooperação actuante

O sentimento foi expresso na cerimónia de assinatura de acordos de cooperação entre as autoridades da Lunda Norte (Angola) e Kassai Ocidental (RDC), rubricados pelos respectivos governadores, Ernesto Muangala e Alex Kande Mupompa, respectivamente, ao cabo de cinco dias de trabalho de sub-comissões de peritos.

Alex Mupompa reconheceu que a efectivação dos referidos acordos passa pela materialização das recomendações da primeira reunião bilateral, realizada em Abril último, na cidade de Kanaga, capital de Kassai Ocidental.

Para si, o passo fundamental é a abertura efectiva de alguns postos de fronteira para garantir a circulação de pessoas e permitir o comércio livre de produtos de ambas regiões, sem constrangimentos.

Sublinhou ainda a necessidade de elaboração de um protocolo de geminação entre as localidades de Tchicapa e Kananga ao Dundo, atendendo as vantagens que proporcionaria ao desenvolvimento económico e social.

“Vai permitir-nos também realizar contactos, no domínio económico, científico, agrícola, saúde, e outros aspectos de interesse para duas províncias. Estamos a pensar que a nossa estadia aqui vai permitir-nos encontrar valências que podem contribuir para o desenvolvimento das nossas províncias”, concluiu.

Hoje, quarta-feira, o governante congolês efectua, a convite do seu homólogo, Ernesto Muangala, visitas ao posto fronteiriço de Tchissanda, no município do Tchitato, e o projecto mineiro de Chitotolo, em Cambulo.

Terça-feira, após assinatura dos acordos, Alex Mupompa, visitou a fazenda agro-pecuária da Cacanda, arredores do Dundo, município de Tchitato.

Este segundo encontro de delegações dos governos provinciais da Lunda Norte (Angola), Kassai Ocidental e Bandundu discutiu a segurança na fronteira comum, a e livre circulação de pessoas e bens, assim como a abertura de mercados fronteiriços.

 

Fonte: Angop

Galeria de Imagens