Governo Provincial da Lunda-Norte
Política

Governador da província garante aplicação do protocolo de cooperação

 

O governante, que falava em conferência de imprensa no final da visita da delegação congolesa, chefiada pelo seu homólogo, Alex Kande Mupompa, asseverou estarem criadas as condições objectivas para aplicação dos referidos protocolos.

Ernesto Muangala informou que Angola, como primeiro passo no cumprimento das tarefas, marcou já para 22 de Junho próximo, dia do aniversário da constituição do Ministério do Interior, como data para reabertura dos postos fronteiriços de Tchissanda, município do Tchitato, Itanda e Cambulo.

Com essa acção, disse, as autoridades da província pretendem ver ultrapassados os aspectos que afectam as populações fronteiriças, com relações de amizade, familiares e comerciais, ao mesmo tempo que procuram atenuar a imigração ilegal.

Com a abertura da fronteira, os cidadãos poderão viajar livremente, visitar parentes, efectuar consultas médicas e, com isso, evitar entrar num e no outro país de forma escondida.

Lembrou que as fronteiras de Angola com a RDC estiveram fechadas por muito tempo devido ao conflito armado que durou cerca de três décadas, além da condicionante que constituiu o Estatuto Especial atribuído como região de exploração diamantífera.

Esclareceu que hoje o contexto é outro e, por isso, descarta razões para “não podermos satisfazer o desejo os povos” dos dois países.

Ernesto Muangala e o seu homólogo, Alex Kande Mupompa, rubricaram, na cidade do Dundo, acordos de cooperação bilateral entre as províncias da Lunda Norte (Angola) e Kassai Ocidental (RDC), após cinco dias de trabalho das respectivas sub-comissões de peritos.

Este segundo encontro de delegações dos governos provinciais da Lunda Norte (Angola), Kassai Ocidental e Bandundu, RDC, discutiu a segurança da fronteira comum, a livre circulação de pessoas e bens, consubstanciada na abertura de mercados fronteiriços.

A próxima reunião acontece em Julho na província de Bandundu.

 

Fonte: Angop

Galeria de Imagens