Governo Provincial da Lunda-Norte
Província

Policia Nacional na Lunda-Norte, intensifica o combate a imigração ilegal

Foram ainda detidos 22 indivíduos como presumíveis autores, sendo 41% com a faixa etária entre 16 e 20 anos de idade, destacando ofensas corporais voluntarias, com 33%, seguido dos casos de furto com 28% do total de crimes registados. O Município do Chitato lidera o gráfico, com 7 crimes observando assim 39%, seguindo o Lucapa e Xá-Muteba, com 3 casos, representando 17% cada.

Igualmente o Comando da Polícia Nacional da Lunda-Norte, realizou acções de rotina no âmbito do combate a imigração ilegal, e foram detidos 346 imigrantes ilegais todos da República Demográfica do Congo (RDC), entre os quais 281 homens, 65 mulheres acompanhados de 40 crianças. Destacam-se também, a apreensão de 3 bóias, 1 compressor de ar, 11 motobombas, 9 mangueiras, 19 baldes plásticos, 469 pás, 109 catanas, 29 rolos de rede, 14 rolos de corda sintética, 4 tendas, 8 barras de mina, 7 redes de lavagem de cascalho, 1 gerador eléctrico Elemax, 27 motorizadas de diversas marcas e 2 viaturas.

Para o director do gabinete de Estudos, Informação e Análise do Comando Provincial, Superintendente chefe Leonardo Bernardo, mostrou-se satisfeito pelo nível de aceitação das palestras realizadas com sociedade civil e autoridades tradicionais, no sentido de explicar as consequências nocivas para país tendo em conta a imigração ilegal e tráfico ilícito de diamantes. Apelando à população de modos a não auxiliar os imigrantes ilegais em sua residências.

Desde o passado dia 30 de Abril do corrente ano, a Província da Lunda-Norte regista a saída voluntaria nos postos fronteiriços de mais de 35mil cidadãos da R.D.C, sendo homens, mulheres, acompanhadas com crianças que viviam ilegalmente no país, com os seus haveres, com destino ao país de origem, cujo número aumenta gradualmente, contando igualmente com o apoio em meios logísticos e de transporte concedido pelo Governo Provincial.

É de recordar, que na sequência da saída voluntária de estrangeiros, ocorreu um acidente de viação no pretérito dia 7 de corrente mês no troço que liga o Bairro Norte à ponte sobre o rio Luachimo, despiste protagonizado por um automóvel ligeiro de mercadoria, de marca Mitusbish Canter de cor branca com a chapa de matrícula LD-11-16-CE. O acidente que aconteceu quando transportavam estrangeiros ilegais que saiam voluntariamente da Província em direcção ao posto fronteiriço do Chissanda, com 36 ocupantes (cidadãos da R.D.C), 30 homens, 4 mulheres e 2 crianças, há registo de dois feridos internados com pequenos ferimentos e o corpo de bombeiros fazem buscas de corpos desaparecidos no rio. Estando o motorista em fuga.

 

Galeria de Imagens